Quem vai ser vacinado?
A vacinação para a Covid-19 vai abranger pessoas com mais de 60 anos, profissionais dos serviços de saúde (públicos e privados) e de outros serviços prestadores de cuidados de saúde, estudantes em estágio clínico, bombeiros envolvidos no transporte de doentes, prestadores de cuidados a pessoas dependentes, utentes/residentes de Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas (ERPI) e instituições similares, Rede Nacional de Cuidados Continuados e estabelecimentos prisionais, grávidas e ainda pessoas entre os 5-59 anos com patologias de risco para a Covid-19, definidas na Norma 005/2023 da DGS de 13/09/2023.
Quando vai iniciar-se?
Terá inicio a 02 de outubro, iniciando-se pelos profissionais dos serviços de saúde (públicos e privados) e de outros serviços prestadores de cuidados de saúde, estudantes em estágio clínico, bombeiros envolvidos no transporte de doentes, prestadores de cuidados a pessoas dependentes, utentes/residentes de Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas (ERPI) e instituições similares, Rede Nacional de Cuidados Continuados e estabelecimentos prisionais.
Quem vai ser vacinado pelos Centros de Saúde?
As pessoas e profissionais dos lares de idosos, ERPI e outras, devendo iniciar-se a vacinação dia 02 de outubro. Pessoas com comorbilidades ou patologias de risco, definidas na norma, abaixo dos 60 anos, com data de inicio prevista após o dia 15 de outubro. Os utentes receberão SMS com o agendamento da sua vacinação.
Quem vai ser vacinado nas Farmácias Comunitárias?
Os utentes acima dos 60 anos, com vacinação prévia anterior com vacina mRNA Comirnaty® ou Spikevax®, sem historial de reação de hipersensibilidade, reações adversas graves após vacinação anterior ou situações previstas nas “precauções” constantes na Norma, devem realizar o agendamento da vacinação diretamente numa farmácia ou na plataforma online disponível em https://agendamento.farmaciasportuguesas.pt/ e onde podem marcar a data e a hora da vacinação. A data de inicio da vacinação, deverá ocorrer após o dia 15 de outubro.
As vacinas contra a covid-19 e a gripe serão dadas em simultâneo, no mesmo dia?
Sim. A DGS refere que a coadministração das duas vacinas continua a ser uma estratégia “segura e efetiva”.
Quem esteve infetado nos últimos meses poderá ser vacinado?
Não. O intervalo recomendado entre a dose de reforço sazonal e infeção continua a ser um intervalo mínimo de três meses.
As pessoas abaixo dos 60 anos sem comorbilidades não vão ser vacinadas?
Não. Neste momento, a vacinação sazonal (Gripe e Covid) abrange apenas os grupos acima referidos. Fora dos grupos elegíveis pela DGS, podem ser vacinadas só contra a gripe as pessoas que tiverem prescrição médica, sendo a vacina comparticipada e adquirida nas farmácias.