O que fazemos
Consulta de:
Saúde Infantil e Juvenil – realizadas segundo as periodicidades definidas pelas normas da DGS
Saúde do Adulto e do Idoso - Planear ações de promoção da saúde e de prevenção de doenças
Planeamento Familiar – Mulheres inscritas na USF dos 15 aos 49 anos e/ou sexualmente activas
Saúde da Mulher – Mulheres inscritas na USF dos 50 aos 69 anos
Saúde Materna – Grávidas inscritas na USF
Preparação para o Parto e Parentalidade – Grávidas inscritas na USF e outras
Diabetes Mellitus – Diabéticos inscritos na USF
Hipertensão Arterial – Hipertensos inscritos na USF (que não sejam diabéticos)
Domiciliária – Utente inscrito na USF, impossibilitado de sair de casa e cuja situação necessite de intervenção no domicílio (Dependentes/Cuidadores)
Agudos:
– Utentes inscritos na USF.
– Consulta diária com marcação só no próprio dia (efectuada por telefone ou presencialmente).
– Deve ser utilizada exclusivamente para situações de doença aguda (com evolução há menos de 48 horas).
– Será realizada pelo seu Médico de Família.
– Não deve ser usada para mostrar exames de rotina; renovação de receituário; relatórios, atestados ou outros procedimentos burocráticos; consultas de vigilância; seguimento de doença crónica.
Intersubstituição – Utentes inscritos na USF com doença aguda cuja o médico de família se encontre ausente e/ou com número excessivo de consultas
Vacinação – Utentes inscritos na USF
Cuidados de Enfermagem – Utentes inscritos na USF
Atendimento Telefónico:
– O Atendimento telefónico é possível durante o horário estipulado da USF
– Se o seu médico/enfermeiro de família não o puderem atender, devolverão logo que possível a sua chamada.
– O secretariado clínico atende no seguinte horário:
2ª feira a 6ª feira – 08:30 às 19:30
Sábados – 09:30 às 12:30
Ações de Educação para a Saúde
– Estas actividades são realizadas na USF ou na Comunidade (escolas e outras instituições).
– Servem para melhorar conhecimentos sobre prevenção de doenças e promoção da saúde.
– Dirigem-se à população em geral ou a grupos específicos (diabéticos, hipertensos, grávidas, crianças, adolescentes…).
Contato não presencial
– O Contacto ou Consulta Não Presencial permite a renovação de receituário crónico e/ou outros procedimentos administrativos. Pode ser solicitado diariamente no secretariado.
– De forma a evitar o uso incorrecto dos serviços da USF apenas o receituário considerado crónico e do conhecimento do Médico de Família será alvo de renovação.
– Pode também solicitar o seu receituário crónico através de email ou deste Website.
A nossa Atividade tem sempre hora marcada.
Como tal, basta estar na USF 15 minutos antes da sua marcação.
Não necessita vir com antecedência.
Lembramos que o tempo de cada consulta é imprevisível. Por esse motivo, se ocorrerem atrasos pedimos a sua compreensão e paciência.
Se chegar atrasado, só será atendido pelo médico/enfermeiro no final das consultas e caso exista disponibilidade de agenda.
Se tiver algum imprevisto que o obrigue a faltar à consulta, deve avisar o Secretariado.