DEFINIÇÃO DE COMISSÃO DE UTENTES
Uma Comissão de Utentes pode ser entendida como “um órgão independente e autónomo de concertação e congregação de esforços, funcionando como um espaço privilegiado de diálogo e análise dos problemas, visando a articulação com a USF a fim de atenuar as eventuais dificuldades sentidas pelos seus utentes, estabelecendo-se como um verdadeiro parceiro da mesma.”
OBJETIVOS DA COMISSÃO DE UTENTES
Uma Comissão de Utentes tem como principais objetivos:
a) Criar canais regulares de comunicação e informação entre os utentes e a USF;
b) Acompanhar a aplicação e cumprimento do plano de ação da USF;
c) Promover o desenvolvimento institucional da USF através de sinergias, competências e recursos;
d) Contribuir para a maior eficiência e eficácia da atividade da USF e para uma melhor cobertura do conjunto de respostas e equipamentos da mesma;
e) Contribuir para a continuidade dos trabalhos e projetos previstos no Plano de Atividades.
MISSÃO
VALORES A DEFENDER
AUTONOMIA E COOPERAÇÃO
A Comissão de Utentes deve assegurar a sua autonomia relativamente à USF, no que se refere aos seus processos de levantamento de necessidades e proposta de ações, planeamento e decisão. Deverá ser procurado, no entanto, um alinhamento estratégico entre a Comissão de Utentes e a USF.
A forma prevista de relacionamento é a COOPERAÇÃO e o alinhamento de objetivos. Para tal é importante criar momentos de partilha: reuniões (presenciais/on-line) com periodicidade a definir.
COMPROMISSO
A Comissão de Utentes articulará os seus objetivos com os objetivos da USF. Os seus membros comprometem-se a assegurar a continuidade dos trabalhos, tudo fazendo para que não haja interrupção dos projetos em execução, contribuindo igualmente para o acompanhamento e/ou avaliação de projetos em curso.
ISENÇÃO, TRANSPARÊNCIA E AUSÊNCIA DE CONFLITO DE INTERESSE
Vinculação partidária: a militância partidária dos seus membros não deve influenciar nenhum processo de tomada de decisão, nem qualquer ação pública. A ação da Comissão de Utentes não deve ser capturada por objetivos partidários.
Interesses comunitários: a ligação dos membros da Comissão de Utentes a interesses locais ou a organizações comunitárias deve ser clara, evitando fragilizar a sua ação pública. O Conflito de Interesses de cada membro da Comissão de Utentes deve ser conhecido.
PARA MAIS INFORMAÇÕES CONTACTE-NOS OU PREENCHA O FORMULÁRIO, OBRIGADO!