As Unidades de Saúde Familiar (USF), são pequenas unidades de prestação de cuidados de saúde a uma determinada população, com autonomia de gestão técnico-assistencial e funcional, trabalhando em rede e próximo dos cidadãos.
São formadas por equipas multiprofissionais (médicos de família, enfermeiros e secretários clínicos) com o objectivo de melhorar a acessibilidade, a organização, o contacto com os profissionais, a facilidade e conforto na utilização dos serviços.
História/Percurso
A Unidade de Saúde Familiar Viseu-Cidade é uma unidade elementar de prestação de cuidados de saúde, individuais e familiares, dotada de autonomia organizativa, funcional e técnica de acordo com o disposto no DL 298/2007, art.3º, encontrando-se integrada numa lógica de rede com as outras unidades funcionais do ACeS Dão Lafões e da Administração Regional de Saúde do Centro, IP.
Após homologação da Candidatura e do Plano de Acção pela ERA e pela ARS Centro, IP, a USF iniciou funções em 28 de Julho de 2009. Pelo Parecer Técnico inicial, a equipa era constituída por 28 profissionais (10 médicos, 10 enfermeiros e 8 administrativos).
Inicialmente a USF Viseu-Cidade era constituída por três pólos assistenciais, sendo a Sede na cidade de Viseu, uma extensão na freguesia de Bodiosa e outra na freguesia de Lordosa. Esta particularidade, senão única no país, era pelo menos rara e conferia um elevado nível de complexidade à prestação de cuidados, exigindo audácia e arrojo da Equipa para a persecução dos objectivos numa filosofia de USF.
Após um longo período de carência de recursos humanos na USF Viseu-Cidade, procedeu-se a uma restruturação da USF e da equipa. Desde o dia 1 de Junho de 2013, a USF Viseu-Cidade passou a ser constituída apenas por dois pólos, a sede na cidade de Viseu e uma extensão na freguesia de Bodiosa. Actualmente, a equipa da USF é constituída por 22 profissionais (8 médicos, 8 enfermeiras e 6 administrativos) que prestam cuidados de saúde nos dois pólos assistenciais que a constituem.
A USFVC transitou para Modelo B em Outubro de 2015 e passou a estar Acreditada pela ACSA desde Junho de 2020.
Em Viseu, a sede está localizada na Avenida António José de Almeida, no 6º piso do edifício do MAS – Viseu.
A extensão de Bodiosa dista da sede 11Km e situa-se na localidade de Oliveira de Baixo.
Missão, Visão e Valores
Missão
A constituição desta USF tem por missão satisfazer com excelência as necessidades de cuidados de saúde e atender em tempo útil, com eficiência e qualidade, a população da sua área geográfica de influência, garantindo a acessibilidade, a globalidade e a continuidade dos cuidados.
Visão
Queremos ser uma USF de referência em cuidados de saúde primários, no que concerne à satisfação dos utentes e dos profissionais, investindo tanto na efectividade como na eficiência e humanização dos cuidados, atentos à inovação e às necessidades da população.
Valores
A USF Viseu-Cidade orienta a sua actividade pelos seguintes valores:
a) Conciliação, que assegura a prestação de cuidados de saúde personalizados, sem descurar os objectivos de eficiência e qualidade;
b) Cooperação, que se exige a todos os elementos da equipa para a concretização dos objectivos da acessibilidade, da globalidade e da continuidade dos cuidados de saúde;
c) Solidariedade, que assume cada elemento da equipa ao garantir o cumprimento das obrigações dos demais elementos dentro de cada grupo profissional;
d) Autonomia, que assenta na auto-organização funcional e técnica, visando o cumprimento do plano de acção;
e) Articulação, que estabelece a necessária ligação entre a actividade desenvolvida pela USF e as outras unidades funcionais do ACES;
f) Avaliação, que, sendo objectiva e permanente, visa a adopção de medidas correctivas dos desvios susceptíveis de pôr em causa os objectivos do plano de acção;
g) Gestão participativa, a adoptar por todos os profissionais da equipa como forma de melhorar o seu desempenho e aumentar a sua satisfação profissional, com salvaguarda dos conteúdos funcionais de cada grupo profissional e das competências específicas atribuídas ao conselho técnico. (DL 298/2007, art.º. 5º).
h) Confiança, entre os profissionais e dos utentes para com a equipa de saúde, através de responsabilidade, transparência, solidariedade, respeito e excelência no cuidar.
Realça a união entre os diferentes grupos disciplinares, a sua ligação à comunidade e a valorização de cada elemento profissional como peça fundamental do bom funcionamento da Unidade.
Tem como plano de fundo um dos ex-líbris da nossa Cidade, lembrando que esta equipa trabalha para o seu enaltecimento e para a elevação da qualidade de vida dos cidadãos.